Blog

A importância do Branding Pessoal na carreira profissional e no desenvolvimento dos negócios…

A maioria das decisões de compra é baseada na confiança, certeza e sensação de ligação que as pessoas sentem em relação a um produto, serviço ou pessoa.

É a relação de confiança que conta, e a maioria das vezes parece ser mais importante do que a performance… Isto é branding.

Uma marca é a expetativa, a imagem e a perceção que se cria na mente das outras pessoas, quando as mesmas veem ou ouvem um nome, produto ou logótipo.

As marcas Microsoft, Nike, Toyota, Volvo e a Coca-Cola transmitem-nos como pretendem que os seus produtos sejam percebidos. Estas marcas empresariais comunicam o que pretendem ser as nossas perceções e expetativas em relação aos seus produtos.

O branding é uma promessa de valor. E para que seja de sucesso, essa promessa tem de ser entregue. Por exemplo, a Volvo diferencia-se dos outros consórcios de carros através da sua promessa de segurança, e a BMW representando a confiança/fiabilidade.

Branding Pessoal, business, Marca Pessoal, negócios, personal brand, personal branding, Microsoft, Nike, Volvo, BMW, Coca Cola, Nilton, Leonor Reis

 

Branding Pessoal, business, Marca Pessoal, negócios, personal brand, personal branding, Microsoft, Nike, Volvo, BMW, Coca Cola, Nilton, Leonor Reis

 

O branding já não é apenas para as organizações. Existe uma nova tendência, o branding pessoal. E… as razões são:

  • A revolução tecnológica alterou a estrutura das carreiras profissionais do nosso tempo. Anteriormente era usual o indivíduo ter um ou dois empregos em toda sua vida; Hoje em dia é normal ter entre quatro a oito empregos. O branding pessoal é essencial para o desenvolvimento de uma carreira, sendo mesmo, uma ferramenta eficaz, porque ajuda a definir quem somos, o que defendemos, o que nos torna únicos, especiais e diferentes, o quanto somos excelentes e por que motivo deverão pensar em nós.
  • A alteração na forma como comunicamos. A internet elevou-nos à posição de editores. O correio eletrónico, os grupos de discussão, os blogues e o networking online, entre outros, proporciona-nos a oportunidade de aprender, relacionarmo-nos e obter exposição para os nossos negócios e para nós próprios. As pessoas querem fazer negócios com pessoas que conhecem ou pessoas que sentem poder confiar, por perceberem alguma ligação, e com quem se relacionam ou identificam. Se somos um familiar, um amigo, e uma presença consistente, se fazemos branding online, as pessoas vão ter a sensação de nos conhecerem e estarão mais recetivas para tratar de negócios connosco.

O branding pessoal torna-se essencial para o desenvolvimento dos nossos negócios, bem como, para o desenvolvimento da carreira profissional.

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: