Blog

Conheces a tua Marca Pessoal?

Acerca do conceito “marca pessoal”, torna-se importante destacar a definição de Peter Montoya, um bem conhecido autor e consultor de branding pessoal. Este autor defende que a marca pessoal é “a identidade da pessoa que estimula perceções precisas e significativas na sua audiência sobre os valores e qualidades que a pessoa defende, pessoalmente e profissionalmente”.

A ênfase é a identidade da pessoa, devendo a marca pessoal descrever a nossa essência; revelar as nossas forças, valores, objetivos e personalidade, e dizer às pessoas quem nós somos, o que fazemos e o porquê de sermos únicos. A marca acrescenta valor a quem nós somos, e proporciona-nos uma vantagem competitiva no mercado, através da sumarização do nosso corrente “eu”, de uma forma convincente e persuasiva. Relativamente às perceções, a marca não somos nós, mas sim a perceção que o público tem sobre a nossa personalidade e habilidades, sendo que a criação dessas perceções obriga a que o indivíduo viva a marca que construiu.

A nossa marca pessoal poderá não ser o que desejamos, ela é o que os outros percecionam em relação a nós! É por isso que devemos reforçar o que de melhor existe em nós, e de trabalhar no desenvolvimento daquilo que são os nossos pontos fracos, de forma a melhorarmos a nossa performance, ultrapassarmos barreiras, e atingirmos os nossos objetivos.

Sai da zona de conforto… é lá que o melhor acontece!

 

 

No Comments

  1. Antonio

    Nossa marca pessoal também ajudanos a rectificar nosso enfoque, já que como bem dizes na entrada no blog “A nossa marca pessoal poderá não ser o que desejamos, ela é o que os outros percecionam em relação a nós!”

    Sigamos a experimentar na zona de aprendizagem…

    1. Leonor Reis

      Caro António… Como está? Como foi o regresso a Espanha?
      Um conhecimento mais profundo e preciso da nossa marca pessoal ajuda-nos a focar naquilo que devem ser as nossas prioridades, na medida em que estas nos permitirão alcançar as nossas metas. O auto-conhecimento permite planear a implementação de acções de melhoria, bem como, medir os progressos. Trata-se de um processo cíclico e contínuo. O ideal é que a nossa auto-imagem seja o reflexo da nossa marca pessoal.

      1. Antonio

        Eu estou bem.
        Agora passo uns dias de férias na Espanha e em Setembro eu voltarei para a Irlanda (Dublin)

        Cumprimentos para sua Blogue! Tem interessantes reflexoes.

        Sorte e Saúde!

        1. Leonor Reis

          Muito obrigada! Parabéns pelas suas conquistas… Boa sorte na sua “viagem pelo Mundo”!

  2. Antonio

    Ah! Esquecía de comentala. Tal vez nao conheca este video: http://www.youtube.com/watch?v=5EEEWJObviI&feature=youtube_gdata_player e possa ser de sua interesse…

    1. Leonor Reis

      Muito bom! 🙂
      Obrigada pelo seu contributo!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: