Blog

Fortalecer a experiência da Marca Pessoal, impulsionando uma reputação positiva

O branding pessoal, ou a criação e gestão de uma marca pessoal, é um processo que se desenvolve quer online, quer offline, e para que seja consistente e autêntico, deverá o offline refletir o online e vice-versa. Visto isto, pode-se considerar que os Social Media desempenham um papel fundamental no processo.

Os Social Media são um fenómeno que transformou a interação da comunicação dos indivíduos em todo o mundo, podendo ser compreendida como um método coletivo ou partilhado de comunicação. Incluem-se aqui as tão populares redes sociais.

No caso particular do Facebook, pode-se considerar esta rede social popular por duas razões: uma delas prende-se com o objetivo principal do Facebook que é a criação e a extensão da comunidade do utilizador; a outra refere-se à capacidade que esta plataforma confere ao utilizador em moldar a sua identidade pessoal.

Barack Obama, Personal Brand, Marca Pessoal

Está provado que um perfil numa rede social é não anónimo (na maioria dos casos), uma vez que o utilizador efetua uma descrição que o identifica. Por isso mesmo, as pessoas apresentam comportamentos considerados de natural harmonia da vivência em sociedade. Representam assim a sua identidade. Também se revelam ao apresentarem as suas opções ou preferências, e os próprios amigos têm aqui um papel importante. Todos os comportamentos observáveis numa rede social são formas de criar e gerir uma marca pessoal.

Pode-se dizer que o envolvimento nos Social Media pode ajudar a fortalecer a experiência da marca que suportará a criação da marca, podendo impulsionar a criação de uma reputação positiva. Como referido anteriormente, o Facebook pode ser utilizado para a criação e desenvolvimento do perfil de uma marca, uma vez que se trata de uma plataforma de comunicação para as mesmas. Está provado cientificamente que os utilizadores do Facebook têm tendência para se descreverem como produtos. E a grande preocupação dos utilizadores está relacionada com a Barack Obama, Branding Pessoal, identidade, identity, image, imagem, Marca Pessoal, personal brand, personal branding, reputação, reputation, Leonor Reisgestão da sua própria imagem, ou seja, a preocupação com os julgamentos e as conclusões que as pessoas que exploram os seus perfis podem tirar. Ou seja, mais uma vez aqui se confirma que o indivíduo comum se baseia nas normas sociais, adotando o equilíbrio com o meio envolvente, aquando recorre às redes sociais, incluindo-se aqui o Facebook.

O branding pessoal deverá ter um lugar de destaque nos dias de hoje, onde a concorrência é cada vez maior, e a diferenciação é um ponto-chave. Para perceber melhor o que se pretende dizer com isto, recomendo a leitura do artigo “A importância do Branding Pessoal na carreira profissional e no desenvolvimento dos negócios…” do dia 30 de Julho de 2013.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: