Blog

A tua Marca Pessoal é efetiva?

A tua marca pessoal é a ideia poderosa, clara e positiva que vem à mente das pessoas quando pensam em ti.

São as tuas convicções – os valores, habilidades e ações que os outros associam a ti. É uma postura profissional designada com o propósito de influenciar a forma como os outros te percecionam, tornando essas perceções em oportunidades. Isto acontece ao dizeres à tua audiência três coisas: quem és, o que fazes, o que te torna diferente, ou como crias valor ao teu mercado alvo.

Who are you, quem és

Existem provavelmente muitos contactos profissionais que já mantêm uma opinião de elevado nível em relação a ti, baseada nestas qualidades, sem teres feito nada nesse sentido. Então, imagina os benefícios que terias se tivesses presente a gestão consciente da marca pessoal na presença de pessoas com as quais gostarias de trabalhar, ou na presença de pessoas que podem influenciar outras pessoas a trabalhar contigo. O branding pessoal ajuda-te a acentuar o que de mais positivo existe em ti.

O branding pessoal tem tudo a ver com influência… Influencia a forma como o mercado alvo te perceciona. Se fizeres o teu trabalho de casa, de forma a saberes as caraterísticas que essas pessoas consideram valiosas, criarás perceções que geram um senso ou ambiente de conforto e confiança ao conversarem contigo sobre negócios. Para seres efetivo, a tua marca pessoal tem que evocar três perceções básicas na mente do teu mercado alvo:

  • TU ÉS DIFERENTE. Diferenciação – a habilidade de ser visto como inovador e original – é o aspeto mais importante do branding pessoal. Se não consegues ser percecionado como diferente, vais ser visto como um seguidor; isso fará com que a captura de “cota de mercado” seja muito mais difícil.
  • TU ÉS “SUPERIOR”. A tua marca tem de encorajar a crença que tu estás entre os melhores naquilo que de alguma forma fazes – ser mais rápido, promover um serviço melhor, ter o último grito em tecnologia, etc. Ser visto como um líder no teu campo é crítico para ganhares a confiança das pessoas que não te conhecem pessoalmente.

Be superior, Sê superior

  • TU ÉS AUTÊNTICO. A tua marca pessoal deve ser construída na verdade ou na realidade que tu és, aquilo que são as tuas forças, e o que amas no teu trabalho – e a marca pessoal deve comunicar isto ao teu mercado ou público-alvo. Os consumidores experientes de hoje percecionam campanhas publicitárias superficiais ou simplificadamente, detetam pessoas superficiais e exageradas.

A questão é que fora do teu círculo imediato de amigos e família, as pessoas conhecem-te primeiramente através da tua personalidade, reputação e performances passadas. Resumidamente, conhecem-te através da tua marca pessoal.

Agora, como pretendes criar a tua própria segurança? Desenvolvendo uma marca pessoal poderosa que influencia a forma como potenciais clientes, funcionários e decision-makers te percecionam. Uma vez alcançado este objetivo, a tua marca pessoal transformará o marketing e o crescimento do teu negócio.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: