Blog

COMO PODES CONSTRUIR A TUA MARCA PESSOAL?

Como sabemos, muitos de nós pensam que se mantiverem a cabeça para baixo e se fizerem o seu trabalho, tudo o resto se encaminhará organicamente, sendo que a carreira se traçará por si e sustentadamente. Contudo, como muitos de nós também sabemos, na maioria das vezes isso não acontece!… Acorda! A sorte “não cai mesmo do céu”! 😉

Um dos aspetos-chave da nossa carreira, e que realmente importa, é a nossa marca pessoal!… O que significa e é, essencialmente, a forma como escolhemos apresentar-nos “ao mundo”. Todos temos a nossa marca… a marca pessoal. Muitas pessoas não sabem o que a sua marca pessoal diz sobre elas; e poucos fazem algo de positivo para construí-la e melhorá-la, para assim se apoiarem nela na obtenção do sucesso na carreira. A grande surpresa é que existem pessoas que julgam não ter marca pessoal!

O que diz a tua marca pessoal sobre ti? O que é que tu efetivamente queres dizer? Construir uma marca pessoal de sucesso começa com o conhecimento de ti mesmo! 🙂

Apresento a seguir pequenas e importantes dicas (existem muitas outras) para criares ou gerires a tua marca pessoal e, assim, melhorares o “ruído”! Poderás atingir ou ajustar o teu nível ideal de sucesso!… Seja lá o que isso significa para ti! 😉

SÊ AUTÊNTICO

“Constatarás” que muitos especialistas em branding aconselhar-te-ão na forma como dar “vida” ou criar a tua imagem pessoal de acordo com a perspetiva da tua vida. Contudo, e de maneira a induzir-te numa reflexão, pensa sobre como algumas figuras públicas são ou foram “derretidas e moldadas” até apresentarem exatamente o que elas acreditavam que os seus “seguidores” queriam que elas fossem. Certamente que isto pode funcionar em alguns casos, todavia raramente este trabalho será uma estratégia de carreira sustentável ou que se consiga manter durante uma vida – ou, certamente, não será sustentável para quem realmente se quer realizar no trabalho! Relembro um “pensamento” que se resume ao seguinte: Encontra um trabalho que amas e não terás que trabalhar para o resto da tua vida! 😉

Para que mantenhas uma marca coerente e sustentável… no fundo, tua amiga e “confidente”, precisas de desenvolver a tua marca à luz de quem realmente és!… Olha, ou melhor, observa e identifica os teus pontos fortes, os teus gostos particulares, as “situações” onde brilhas, a tua maneira única de te vestires, etc.. Quando “deixares cair a proteção” consegues analisar quem realmente és e como pretendes mostrar-te… A forma pela qual permitirás que te reconheçam… pelo que realmente és! Essa é a essência da tua marca pessoal, e é essa a única essência que deverias desejar construir. Fingir até que comeces a agir exatamente como os outros pretendem que sejas não é algo que queiras projetar quando se está a falar sobre a tua marca! Verdade? 😉

Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Gestão da Marca Pessoal, Personal Brand Management, Criar a marca pessoal, Create a Personal Brand, Como construir a marca pessoal, How to Create Your Personal Brand, Leonor Reis

PODES “SER TU” NO LOCAL ONDE TRABALHAS?

Depois de teres trabalhado de dentro para fora quem realmente és, quero dizer… o que a tua marca pessoal pretende ser, o próximo passo é perceber como vais “projetar” ou “transportar”, o teu auto e autêntico EU para o trabalho todos os dias de uma maneira que possas prosperar, ou ter sucesso. Se te sentires confinado ou constrangido, e as coisas simplesmente não se encaixam tal como esperarias, então aqui fica uma dica – podes estar no emprego errado! Deves ter uma opinião sobre a tua paixão, o teu propósito e a razão de “ser”, e ver onde isso te levará. Podes ter necessidade de proceder a uma mudança para realmente prosperares ou atingires os objetivos que ambicionas no teu trabalho.

SER CONHECIDO POR ALGO

Para realmente brilhares, precisas ser claro sobre quem és, o que queres, e precisas aproveitar e desenvolver as tuas habilidades e conhecimentos. A chave é construí-los, não só por construir, mas também para te tornares conhecido devido a eles, de uma forma que te diferenciará de todos os outros. Não é apenas suficiente que saibas o que sabes – os outros têm que saber que sabes! Isto é como se te tornasses um líder de pensamento ou um especialista. E lembra-te de ser específico. Se achas que podes ser conhecido por tudo, corres o risco de ser conhecido por nada. Deves fazer uso da clareza, construir um profundo conhecimento, e então podes tornar-te conhecido devido ao mesmo.

Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Gestão da Marca Pessoal, Personal Brand Management, Criar a marca pessoal, Create a Personal Brand, Como construir a marca pessoal, How to Create Your Personal Brand, Leonor Reis

TEM EM CONTA O TEU COMPORTAMENTO

Muitas das coisas que são fundamentais para a construção de tua marca não têm a ver com o teu conhecimento, não são sobre como tu te apresentas ou como te vestes, e não são sobre o quão firme é o teu aperto de mão (mas sim, firme é sempre melhor). Uma enorme parte está relacionada com o teu comportamento (isto tem de ser reforçado ou sublinhado com muita força… e ainda assim não será o suficiente!). Serás conhecido devido à forma como fazes aquilo que fazes, muito mais do que por aquilo que realmente fazes! Então, deves pensar em alguns aspetos, tais como, ser gentil, ser respeitoso, ser pontual, ouvir os outros e não fazer ou promover mexericos. O comportamento importa – MUITO. Portanto, foca-te em “dominá-lo”.

CONSTRUIR E POSSUIR A TUA MARCA PESSOAL ONLINE

A forma como apareces online é tão importante (ou talvez até mais importante nos dias de hoje) como quando apareces em pessoa. Ela pode literalmente impulsionar-te ou “desajudar-te”, na forma como és percecionado pelos outros, afetando a tua reputação. Se, recentemente, ainda não efetuaste uma pesquisa sobre ti no Google, então precisas mesmo de fazê-lo.  É fundamental para a boa gestão da tua marca pessoal saberes o que se encontra lá fora sobre ti!… Lá fora, na web… nesse mundo gigantesco! É importante saberes, uma vez que cada vez mais se “googla” o nome das pessoas… Seja um futuro empregador, um novo agente ou um cliente, ou outro! Pensa sobre a tua presença nos social media… O teu site pessoal ou blogue, como e onde comentas online e, seguidamente, observa ou analisa o que estás a dizer e como as pessoas estão a responder.

Tu tens uma marca pessoal, quer gostes ou não! Deves pensar em como te “apresentas”, como os outros te percebem, o que sabes e quem sabe que sabes e o que sabes, e o que o teu perfil online diz sobre ti. Com tudo isto em mente, irásMarca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Gestão da Marca Pessoal, Personal Brand Management, Criar a marca pessoal, Create a Personal Brand, Como construir a marca pessoal, How to Create Your Personal Brand, Leonor Reis ter um longo caminho ou percurso na construção da tua marca… a marca que funciona para ti… e só para TI !

 

Para quem está de férias… vai um “recadinho”: compensem o vosso cérebro dando-lhe descanso!… Já que durante o ano, no período de trabalho, existem alturas em que é preciso ameaçar a mente para que ela se mantenha focada! Vale, nessas alturas, perguntar onde se encontra a mente que controla a mente! 😉

 

No Comments

  1. Mariza

    Amei!

    1. Leonor Reis

      Olá Mariza! 🙂
      Muito obrigada pelo seu feedback! São estes pequenos mimos, vindos dos leitores, que me motivam e fazem pensar que vale a pena!
      Volte sempre!

  2. José

    Somos o resultado de um “produto” criado pela sociedade em que vivemos, pelas pessoas que nos rodeiam e pelas escolhas que fazemos.
    Sobre a primeira, pouco ou nada podemos fazer, já que não escolhemos o lugar onde nascemos ou onde somos inseridos . Essa vivência fará sempre parte de nós.

    No que diz respeito ás pessoas que nos rodeiam e embora sejam muitas vezes fruto das nossas escolhas, outras advêm do nosso ciclo de conhecidos ou, ocasionalmente, simples acasos que cruzam as nossas vidas.

    Por fim, as escolhas que fazemos, essas são as mais determinantes, as mais influenciadoras do nosso ser .
    Tudo o que percepcionamos, sentimos, pensamos e fazemos transforma-se em “tijolos” na construção do nosso EU.

    Feita esta pequena introdução, sou da opinião que, assim como a relva que cresce e que precisa de ser tratada para que fique com a aparência que tanto gostamos, também o “EU”, precisa de algum trabalho, de algum cuidado, pois em ultima análise será o nosso cartão de visita tanto ao nível profissional, como pessoal.

    Concordo com a LR quando realça que não devemos manter a cabeça para baixo, diria mais … fazermos isso é o mesmo que seguir amordaçados no banco traseiro e transformarmos-nos em simples espectadores passivos da viagem ao longo da nossa vida.

    Não querendo ser muito mais extensivo, até porque a LR, aborda de uma forma excelente esta temática, gostaria apenas de realçar que a imagem criada deve ser algo com que nos identificamos e nunca com algo com que queremos “agradar” os outros . Como fazê-lo ? Deixo-vos uma dica … Sigam o blog !

    Parabéns por mais um post interessante e muito esclarecedor !

    1. Leonor Reis

      Olá José!
      Mais um mimo muito apreciado por mim!
      Obrigada pela força que transmite na demonstração de interesse na leitura dos artigos… Mais uma vez me surpreende com as suas reflexões pertinentes e incisivas!
      Também… Um muito obrigada pelo apoio.
      Até breve!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: