Blog

A tua MARCA PESSOAL é tão importante como a MARCA DA tua EMPRESA!

O número de Startups continua em crescimento e é por isso mesmo que as empresas tentam implementar formas inovadoras de se diferenciarem dos seus competidores. Assim sendo, algumas já começam a dedicar-se ou a esforçar-se na implementação de processos de branding pessoal… Ou seja, uma dedicação voltada para a impulsão da marca pessoal.

Para os curiosos da matéria deixo aqui mais alguns tópicos que podem ajudar a alavancar a tua própria marca… a marca EU… com o propósito de incrementar ou fazer crescer o teu negócio.

1. Constrói a tua rede de contactos.

É importante que com uma atitude constante e contínua procures formas de aumentares a tua rede pessoal e profissional… Simplesmente, rodeares-te de pessoas que te ajudam (e que de alguma forma também consigas ajudar num momento oportuno) a criar a tua marca.

Uma forma fácil e natural é escreveres os nomes de todas as pessoas que conheces na tua área ou que partilham os mesmos objetivos que tu. Certifica-te que contactas essas mesmas pessoas com regularidade ou pelo menos uma vez por mês. Podes pensar que se trata de um consumidor de tempo, contudo se não cuidares dos teus contactos, os mesmos podem desvanecer ou tornarem-se “inativos”. Os relacionamentos dão trabalho e a contínua comunicação é a chave na fomentação das relações!

Iphone 6, Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, StartUp, Empreendedorismo, Empresa, Negócios, Business, Corporate, Marca da Empresa, Corporate Brand, Leonor Reis

2. Foca-te na tua mensagem

À medida que a tua empresa ou negócio vão crescendo vais perceber que as pessoas irão iniciar por efetuar suposições (opinar, por assim dizer!) acerca da tua equipa e da tua missão. Como é claro, as suposições na maioria das vezes não serão precisas. Não deves baixar os braços!… Deves ser curioso, ou seja, torna-se importante que entendas o que as pessoas pensam de ti QUANDO NÃO ESTÁS NA SALA (de uma forma muito, mas muito redundante, pode-se dizer que a tua marca pessoal é aquilo que os outros dizem quando não estás presente). Este será também um dos meios que te ajudará a “orientar” a tua marca… Porque vais entender onde deves melhorar e o porquê de quereres fazê-lo!

Tira algum tempo para te perguntares por que motivos ou matérias/áreas queres ser conhecido e reconhecido (já abordei a importância deste ponto várias vezes, em artigos constituintes deste meu blogue). Este exercício é vital, e também te permite entenderes a tua paixão pelo empreendedorismo ou o espírito empresarial, concedendo-te o poder de ajudar outros proprietários de negócios convenientemente.

Muitas pessoas dizem que querem ser conhecidas por características como a “honestidade” e a “integridade”, porém falham com o mundo ao não comunicarem as suas verdadeiras preocupações… o que os move… o que faz os seus olhos brilharem e as suas horas de trabalho parecerem curtos minutos de prazer! Por favor, não cometas esse erro!

Deves ser ambicioso e ter a pretensão de seres conhecido, não por tudo e sim por uma ou duas paixões que nutras. Depois de assinalares as tuas “temáticas prediletas”, despende tempo no desenvolvimento da tua marca pessoal em torno dessas mesmas áreas.

Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, StartUp, Empreendedorismo, Empresa, Negócios, Business, Corporate, Marca da Empresa, Corporate Brand, Leonor Reis
3. Começa a escrever

Desenvolve o gosto pela escrita! E, se estás pronto ou capacitado para teres o teu trabalho publicado numa revista especializada ou num livro, a chave é iniciares por partilhar as tuas ideias e paixões com o mundo. Isto não será apenas uma ajuda no progresso das tuas competências de comunicação como também te posicionará como um expert na tua área!

A internet e a sua extensão para as plataformas de social media torna-se um meio, mais simples do que nunca, para a tua voz ser ouvida. Isto é algo que muitos empreendedores desconhecem, ou simplesmente negligenciam.

E acredita que irás ter uma surpresa… Percecionarás que “não estás sozinho neste mundo”!…  Porque, efetivamente e naturalmente, muitas pessoas se identificam com os teus pensamentos. 🙂

É importante que saibas ou, pelo menos, que tenhas a noção de que a estratégia de esconderes a tua ideia do mundo externo é uma das formas mais erradas de construíres a tua empresa nos tempos que correm ou do universo empresarial atual (sem descurar a ponderação, porque… a máxima: “O segredo é a alma do negócio” ainda se aplica nas devidas circunstâncias!). E porquê? Simplesmente porque existem mais pessoas a quererem ajudar, a quererem ajuda e a quererem ouvir a tua mensagem. E é por isso que deves procurar “todas as abordagens” possíveis, ou as mais adequadas para o teu caso específico, de difundir ou propagar a tua voz… as tuas ideias! 🙂

Mãos à obra! 😉

Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, StartUp, Empreendedorismo, Empresa, Negócios, Business, Corporate, Marca da Empresa, Corporate Brand, Leonor Reis

 

No Comments

  1. Pedro Simões

    Excelente artigo Leonor. Parabéns!
    Pedro Simões

    1. Leonor Reis

      Muito obrigada Pedro! 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: