Blog

MARCA PESSOAL: É mesmo necessário gerires a tua MARCA no trabalho?

Podes considerar que gerir a tua imagem ou a tua marca pessoal no trabalho é uma idiotice, contudo, está provado que as pessoas não levam esta “temática” tão a sério quanto deveriam. A forma como as pessoas te percebem ou percecionam, e a maneira como optas por alavancar o teu capital pessoal (ou seja, as tuas vantagens no trabalho), são fulcrais para o teu sucesso. Além disso, contribuem para a tua capacidade na obtenção ou conquista das experiências certas, ou seja, aquelas que efetivamente terão impacto na tua progressão de carreira.

A grande realidade é que já se começam a realizar conferências ou eventos cujos painéis se centram em necessidades focadas na gestão e no desenvolvimento da marca pessoal.

Existem alguns “pontos” que serão importantes de manter em mente… E mais do que isso, a aplicar no trabalho e durante o trabalho.

 1. Valoriza o teu capital/Especialização.

Todos nós trazemos diferentes habilidades, competências, conhecimentos e experiências para cada situação. E a tua “missão” é não diminuíres ou subvalorizes a importância do que apresentas no teu portfólio… Porque a tua experiência e as tuas competências podem aparentemente só se encaixar num determinado nicho, contudo, e ainda assim, são importantes e a ter em especial conta! Mantém-te positivo e em alerta em relação a esta perspetiva relevante! Também é importante que interiorizes e percebas que independentemente de te parecer, ou de considerares, que os teus atributos não são especiais, isso não significa de forma alguma que os mesmos não sejam valorizados e valiosos para os outros!

Marca Pessoal, Personal Brand, Gestão da Marca Pessoal, Personal Brand Management, Branding Pessoal, Personal Branding, Trabalho, Work, Leonor Reis

 2. Valoriza o capital dos outros.

É importante que valorizes o que é teu, claro!… Valoriza igualmente o que é dos outros… O seu capital! Deves ter sempre presente que “vives em grupo” neste mundo!

Na presença de uma equipa, as diferenças são forças ou pontos fortes. Valoriza o que os outros trazem para cima da mesa, ajudando-os a contribuir e a desenvolver as suas habilidades e competências, e escuta os seus pontos de vista… as suas visões, que serão incrivelmente diferentes de muitas. O teu trabalho e a tua perspetiva e amplitude da mente só podem beneficiar na adoção desta abordagem… Estás perante um processo vincado pela evolução, progresso e revolução.

 3. “Compartilha-te”.

Trabalha com vista à partilha do teu conhecimento e dos teus dons com os outros. Esta é uma ótima maneira de polires a tua marca ou de atribuíres o merecido brilho à tua imagem no ambiente de trabalho. Torna-te igualmente uma via para os outros te conhecerem melhor, ao permitir que articulem ou entendam quem tu és, e percecionem os teus ativos, trunfos ou vantagens pessoais.

 4. Sê tu mesmo.

Isso exige que sejas fiel a ti mesmo, o que te será útil na descoberta do tipo de trabalho em que terás maior propensão para teres sucesso. Isso também significa que não deves tentar ser outra pessoa, uma vez que isso te conduzirá para atividades que não se ajustam a ti, e que serão mais difíceis, menos bem-sucedidas e, finalmente, insustentáveis na tentativa de uma condução mais positiva no trabalho. Acontece, muitas vezes, as pessoas seguirem o rebanho ao invés de serem elas mesmas… Esquecem-se que são detentoras de uma identidade própria, e que o mesmo é sinónimo de diferença! E Tu és diferente… Por isso é que ÉS ESPECIAL! 🙂

 5. Cultiva a tua marca.

Deves estar sempre atento à tua marca pessoal… Sê consciente em relação à mesma. Presta atenção à forma como os outros te percebem e percecionam e recolhe inputs ou contributos sobre a forma como podes melhorar as mesmas perceções ou imagem… E, assim, a tua marca pessoal.

Reflete… Precisas de investir mais tempo no desenvolvimento mais aprofundado de alguns conhecimentos, ou da tua experiência em alguma área em particular? Encontras-te a impulsionar as oportunidades de mostrares ou apresentares o teu know-how e o teu valor à pessoa que “apostou” em ti?… Ao teu empregador?

Leonor Reis, Marca Pessoal, Personal Brand, Gestão da Marca Pessoal, Personal Brand Management, Branding Pessoal, Personal Branding, Trabalho, Work

 6. Motiva ou influencia outras pessoas para fazer o mesmo.

Se ainda não percebeste, isto não se trata tudo apenas sobre ti! Muitas pessoas, que são tidas em alta consideração e que são detentoras de uma imagem e de uma marca forte, são percecionadas desta forma excecional, muito em parte porque, ao longo do seu percurso, têm vindo continuamente a apoiar outras pessoas.

 7. Mantém-te atento às “regras do jogo”.

Para seres bem-sucedido é importante que faças uma boa gestão da tua imagem e do teu capital pessoal, contudo deves igualmente manter-te atento à forma como “jogas o jogo” na sua organização.  Podes ser o maior especialista do mundo em alguma competência e seres reconhecido por isso, todavia, se não entenderes a forma como deves “comportar-te” com sucesso dentro da tua organização, de nada te vale considerares-te um super-herói!

Tem em atenção que gerires e alavancares o teu capital pessoal pode ser mais simples do que estás a imaginar, porém os mesmos exigem a tua consciencialização para o processo e um constante e contínuo esforço.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: