Blog

Achas que sabes desenvolver e gerir a tua MARCA PESSOAL?… Pequenas Dicas.

A tua Marca Pessoal. É prioritário que procures encontrar e tomar notas sobre os padrões dos teus pontos fortes, de maneira a obteres um retorno positivo quando te apresentas aos outros, incrementando os teus resultados pessoais e profissionais. Pensa na forma como podes superar e compensar as tuas “lacunas” quando em contacto com pessoas… Ou seja, sê observador!… E, mantém-te atento às reações e aos feedbacks, muitas vezes, implícitos. Quanto mais “praticares”, mais natural e simples se tornará este “exercício”.

1.Existem quatro componentes de tua marca pessoal que deves “sublinhar”:
  • Diferenciação: O que te diferencia das outras pessoas e que poderá deixar uma memória duradoura nas suas mentes.
  • Personalidade: O teu comportamento, as habilidades de comunicação e as atitudes que apresentas em contacto com as pessoas.
  • Aparência: A tua linguagem corporal, o vestuário e a postura global.
  • Competências: As tuas habilidades especiais, que satisfazem as exigências de determinadas tarefas de destaque.
2.Deves também ter em atenção a importância de uma boa primeira impressão, seja no mundo real ou digital…

Primeiro decide o que é melhor para ti e o que funciona melhor contigo. Seguidamente sai e faz acontecer! Prepara-te, descobre e estuda o percurso a tomar. Aprecia a “viagem”… E acima de tudo… nunca deixes de ser tu próprio!

 3.Quando estás com alguém…

Em apenas alguns segundos, com um breve olhar, uma pessoa desconhecida irá avaliar-te… Ou seja, vai percecionar quem és baseada na tua aparência e personalidade. Esta primeira impressão é crítica, não só para um emprego, como também para a tua vida social. Quando tornares esta ideia intrínseca ao teu modo de pensar, identificar-te-ás com uma forma de estar mais consciente e integrarás a importância destes elementos na tua marca pessoal. Podes encarar isto como a “embalagem do quem és” e a forma que te permite contribuir e interagir positivamente com os outros. Ao aperfeiçoares estes pressupostos, também fortalecerás o teu nível de confiança no exercício de um ponto de vista mais familiar e fiel a ti… Quero dizer, dar-se-á o ajustamento dos pontos referidos à tua identidade e vice-versa.

Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Personal Brand Management, Development of Personal Branding, Richard Branson, Ellen DeGeneres, Leonor Reis

4.Quando estás com grupos…

A tua imagem pública é fundamental quando te diriges a um grupo maior. E porquê? Porque as pessoas geralmente retêm ou lembram-se de apenas 4% do conteúdo de qualquer apresentação, discurso ou conversa, contudo lembram-se sempre 100% de como se sentiam quando interagiram contigo. Por isso, prepara-te bem e, acima de tudo, pensa numa forma simples de tornar a tua presença agradável… tendo em atenção que ser agradável é, também, tornar o momento positivo para quem interage contigo.

Vou deixar uns tópicos sobre a forma como podes construir uma mensagem exclusivamente tua:

  • Estar bem preparado. Escrever e sublinhar o que pretendes abordar ou dizer. Reconhece a importância da escrita no delineamento de uma sequência lógica sobre o que pretendes transmitir. Classifica as ideias principais e prioriza-as para que o teu público consiga seguir a tua linha de raciocínio. Se o teu público te compreender, é provável que se mantenha mais atento.
  • Pratica o que tens de dizer em frente ao espelho. Podes achar que o que falas é uma melodia agradável com muito sentido, e ainda assim os outros podem considerar que as tuas palavras são apenas ruído. Ao início será estranho, todavia, será muito mais provável que desta forma comeces a ouvir o que os outros realmente ouvem. Ou seja, as tuas comunicações passam a ser mais fluentes e com significado.
  • Descobre o tipo de “guião” que precisas para conseguires fazer uma boa apresentação, se é um manuscrito, cartões com notas, esquemas, ilustrações ou imagens. Ou melhor, quais são os suportes que funcionam melhor contigo ou em determinada situação?
 5.Online…

Quando te apresentas online, seja de forma pessoal ou inserido numa comunidade, considera esta a tua imagem pública e lembra-te que, provavelmente, não interpretarás a informação que forneces da mesma forma que os outros. Lembra-te que a tua presença na Internet estará sempre disponível para qualquer pessoa, empregador ou grupo social que “te procure”. Deves ser agressivo na projeção dos teus pontos fortes e de uma imagem positiva. Por isso:

  • Presta atenção à forma como te apresentas. Mantém a tua vida pessoal privada, especialmente na Internet e nas redes sociais.
  • Desenvolve um logotipo pessoal/profissional e usa-o consistentemente no teu cartão-de-visita, nas apresentações e nos perfis digitas.
  • Desenvolve uma página Web que possas controlar, seja profissional ou pessoal, que represente o teu portefólio.
  • Mantem o URL/endereço simples e o conteúdo atualizado, como é o caso de uma história relacionada com o trabalho, as realizações, os interesses, etc.
  • Coordena o que colocas online, seja nas redes sociais, ou no teu site pessoal.

Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Personal Brand Management, Development of Personal Branding, Richard Branson, Ellen DeGeneres, Leonor Reis

Quando os ativos abordados se encontram integrados, tornam-se o núcleo da tua mensagem pessoal, sendo exclusivamente tua. Usa a tua marca pessoal para te diferenciares e fazeres uma impressão positiva. No desenvolvimento e gestão da tua marca, torna-te responsável pela forma como te apresentas e ages. Assim, podes iniciar o processo com uma avaliação honesta da “posição” onde te encontras e, seguidamente, determinar para onde pretendes ir… ou onde queres chegar.

Lembra-te que uma marca não é estática, e sim, encontra-se num constante e contínuo desenvolvimento, alterando-se devido às diversas situações e interações, às conquistas e às realizações que ocorrem. Trata-se de um trabalho diário! Por isso, também deves ter em atenção que na era da digital e dos social media, tudo o que criamos e compartilhamos online se encontra disponível para a descoberta, interpretação e feedback positivo, neutro ou mesmo negativo. Atenção à gestão da tua marca!… Controla a mensagem que difundes e a forma como comunicas, de maneira a que as perceções sobre a marca pessoal sejam o verdadeiro reflexo da tua identidade.

Tu és uma MARCA!… Uma verdadeira MARCA PESSOAL! 😉

Até breve! 🙂

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: