Blog

First Impression: Causas uma primeira impressão de impacto?

Existe uma célebre frase que nos diz o seguinte: “Nunca terás uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão.” E, na teoria, isto é bem verdade, até porque o branding tem tudo a ver com a gestão de impressões. A primeira impressão que provocas é a impressão que permanece na mente das outras pessoas. Explicado de uma forma muito breve… o que as outras pessoas pensam sobre ti “formula” a primeira impressão e a forma pela qual és conhecido equivale à impressão que permanece.

As impressões que permanecem ou que perduram são poderosas porque geram perceções, “definem” expetativas, esboçam conclusões, perpetuam estereótipos e constroem reputações que facilmente podem gerar uma marca pessoal. E, lamentavelmente, se não deres forma ou se não moldares as impressões que permanecem nas outras pessoas, a tua marca será definida por outras pessoas. E mais!… Ela será trabalhada e ajustada sem a tua ajuda e contributo!… O que poderá ter como consequência uma falsa representação de ti próprio.

Vejamos… Existem três resultados provenientes das impressões duradouras que valem a pena referir. São eles:

  • O que as outras pessoas dizem sobre ti quando não te encontras na sala;
  • O que as outras pessoas dizem sobre ti quando se referem a ti ou quando te referenciam aos outros;
  • Como as outras pessoas te apresentam formalmente.

Alguma vez refletiste sobre estas três “vertentes”? Se não, acredita que são “questões” que poderão ter interesse e que te poderão surpreender… Ou seja, consegues lembrar-te de exemplos onde a tua marca foi exposta ou exibida em cada contexto? 🙂

No próximo post falarei sobre isto.

Até breve!

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: