Leonor Reis | Marca Pessoal na 48ª edição da Litoral Magazine

Sucesso na  Gestão da Marca  Pessoal no Facebook…
Branding Pessoal.

Da autoria de Leonor Reis

 

“(…) controlar a marca pessoal e a mensagem que ela transmite é fundamental porque afeta a forma como os outros nos “percebem”.”

Leonor Reis licenciou-se pela Universidade de Aveiro em Física e Química. Contudo, o fascínio cada vez mais afincado pelo design, arte e arquitetura, impulsionou a autora a dedicar-se, durante vários anos, à gestão de negócios ligados ao setor imobiliário.
Durante este período de tempo em que se manteve ligada com o ramo, tornou-se evidente que era crucial e necessária a implementação do Marketing neste segmento de negócio. E é daqui que surge a noção de que era uma mais-valia aprofundar os conhecimentos sobre Marketing. Foi no IPAM – The Marketing School, que concluiu o seu Mestrado, sendo a sua especialização em branding pessoal.
Com a noção de que a uma correta gestão dos Recursos Humanos, está na base do sucesso de qualquer organização, levou Leonor Reis a certificar-se como formadora em marca pessoal autêntica (branding pessoal), em Miami. Após esta certificação, consagrou-se representante e líder principal da Federação dos Coach de marca pessoal e autêntica, em Portugal. Apresentou o seu slogan, desta forma:“1000 Miles Act: First Elevate Human Capital”.
A autora apoia constantemente causas sociais, solidárias e culturais, para além de manter o seu blog pessoal sempre ativo (leonorreis.com).
Neste momento encontra-se a concluir o seu Doutoramento em Ciências Empresariais, com enfoque na Gestão de Recursos Humanos no Comportamento Organizacional, pela Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid.
O livro surge da grande vontade e ambição que Leonor Reis tinha em publicar uma obra, que refletisse os conhecimentos e experiências acumulados durante a sua formação e experiência profissional. O à vontade que tem com a temática e toda a experiência que carrega consigo, tornou todo o processo de redação do livro muito facilitado e espontâneo.
Indubitavelmente, que a escolha do tema foi uma escolha pertinente, dado o mesmo ser relevante no contexto atual em que nos inserimos, embora seja escassa ou quase inexistente a publicação deste tipo de literatura na língua portuguesa.
A obra trata-se de uma adaptação da temática a uma realidade em voga, perspetivando-a de maneira inovadora e criativa, e claro está, diferenciando-a de qualquer outro livro existente no mercado português, onde a sua fundamentação base assenta na ideia de que todos nós temos uma marca pessoal. Todos somos uma marca! A maioria não tem plena noção disso, e, consecutivamente, não a gere de forma estratégica, consistente e eficaz. A verdade é que controlar a marca pessoal e a mensagem que ela transmite é fundamental, pois é a forma que temos de gerir aquilo que outras pessoas pensam ou poderão pensar de nós.
São mais que evidentes os benefícios que a criação de uma marca pessoal forte traduz, nomeadamente, a estimulação de perceções significativas sobre os valores e qualidades que o indivíduo defende, diferenciando-se e destacando-se dos seus competidores, tornando-se desta forma um ser único.
A presença constante e assídua nas redes sociais, nomeadamente, no Facebook, é vista como uma mais-valia pelos empresários que procuram estabelecer vínculos comerciais, ou parcerias com pessoal qualificado.
Imaginemos um cenário em que uma empresa tem necessidade de recrutar um novo colaborador, Leonor Reis defende que, certas dúvidas ou curiosidades possam ser esclarecidas através da visualização do perfil do Facebook do candidato.
Aqui pode ser feito um despiste de suposições, pois, muito do que é publicado numa página pessoal do Facebook, permite criar um padrão comportamental do potencial candidato.
Curiosamente a presença dos líderes e CEO nas redes sociais é considerada como positiva pelos potenciais clientes das organizações, principalmente por valorizarem o acesso aos seus pensamentos e insights. De acordo com a escritora, entender os valores e as ideias que os líderes defendem é perceber se partilham, ou não, os mesmos ideais, ou seja, se se compatibilizam com os valores da organização.
Cada vez mais os mundos online e offline se interligam, a informação  encontrada online providencia uma pegada digital que implicitamente atribui marcas às pessoas, influenciando o seu dia-a-dia.
Torna-se assim, cada vez mais pertinente, controlar a marca pessoal/identidade, de forma a projetá-la estrategicamente, de forma a conseguir uma marca com uma boa reputação.
No livro são apresentados um conjunto de regras ou práticas corretas referentes à forma como se constrói um branding pessoal de sucesso, na rede social Facebook, sendo que, ao longo da obra as dicas vão sendo apresentadas naturalmente.
A autora recorre a entrevistas e à análise de páginas de Facebook de figuras públicas consideradas de sucesso na gestão das suas marcas, tais como Nilton, João Garcia, João Pedro Pais, Rita Pereira e o Presidente dos EUA, Barack Obama.
Leonor Reis dá início ao tema criando enfoque na sua pertinência, seguindo-se uma abordagem teórica de enquadramento e suporte à componente prática, demonstrativa, recorrendo ao modelo do processo de branding pessoal no FB da autora. Este modelo apresenta várias fases, que englobam a definição e formulação da ambição e da marca pessoal, a formulação do balance scorecard pessoal, a implementação do processo e a consequente comunicação da identidade pessoal no FB, bem como a apresentação dos resultados.
Segundo a autora, era impensável realizar este estudo sem focar a página pessoal do Presidente Barack Obama, pois, esta assenta numa comunicação“leve, dinâmica, criativa, simples e natural”, que contrasta fortemente com o destaque, a visibilidade e o grau de influência deste líder.
A autora termina a obra com uma listagem de curiosidades que se foram evidenciando ao longo do seu trabalho. Indica ainda, algumas tendências e pretende aludir ao infindável estudo que se poderá assumir perante esta rede social, o Facebook.

 

 

 

%d bloggers like this: