Blog

A vida ao segundo… Alinhas ou estás fora?

Mas que mundo é este em que vivemos? Tudo corre, tudo foge, tudo “corrupia”… não se pode piscar os olhos porque a cada instante há mudanças e corremos o risco de perder alguma coisa! Serão os efeitos da net?! Será o mundo digital?… Será o offline a fundir-se com o online? Ou…

Penso muitas vezes no significado da frase: “As oportunidades não se perdem… há sempre alguém que agarra as oportunidades que tu não agarraste.” Mas… não agarraste?! Ou simplesmente não te é dado tempo para pensar antes de decidir?

Hoje em dia não podemos pensar, temos de tomar decisões no imediato. Não te dão tempo! Tempo! É agora, ou daqui a alguns minutos podes ter perdido a oportunidade.

Marca Pessoal, Vida, Momento, Mundo, Tempo, A vida ao segundo, Life, Moment, Time, Life in a second, Somos instantes, We are instants, Leonor Reis

Será da crise? Da abundância em recursos humanos? Existe elevada qualificação a baixo custo? Existe procura, mas não existe oferta? E… é assim que as pessoas são tratadas…. Como um número que tem que girar, e girar, e girar, como um pião, sempre sem parar!

Neste mundo de hoje em que a desculpa para tudo é a crise, as mudanças acontecem agora, as decisões são tomadas agora, os pensamentos são instantes e o aqui é o acolá, de um momento para o outro!

Ainda me lembro do tempo (há bem pouco tempo), em que havia a oportunidade de questionar… de tentar entender antes de decidir… ou pelo menos, entender o que se decidiu. Era positivo? Acredito que sim. As pessoas sentiam-se valorizadas por lhes darem tempo para exprimirem as suas ideias e fazerem uso da sua componente intelectual. Ponderavam as decisões, pensando nos prós e nos contras. Não seria isto uma forma de avançarmos no tempo? Uma forma de deixar a criatividade florescer e permitir que as ideias diferenciadas subissem ao púlpito? Será que as pessoas às quais é dada a oportunidade de pensar não serão as pessoas que assumem os compromissos duradouros e mais firmes, com maior convicção e que seguem em frente destemidamente, sem olhar para trás, sem medo daquilo que poderia ter sido a decisão contrária? Não será assim que o mundo evolui e avança para a nova descoberta, aquela que vai de novo revolucionar a forma de pensar da humanidade?

A crise é a desculpa para tudo e para todos! Não evoluímos porque não olhamos em frente… porque temos uma visão limitada! Porque ninguém dá a oportunidade a ninguém de simplesmente perguntar… PORQUÊ?

Marca Pessoal, Vida, Momento, Mundo, Tempo, A vida ao segundo, Life, Moment, Time, Life in a second, Somos instantes, We are instants, Leonor Reis

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: