Blog

BRANDING PESSOAL… O teu INSTINTO é APURADO? (cont.)

Vou iniciar este post por apresentar dois comentários efetuados ao post anterior, (ver AQUI o post anterior), dado que os considerei especialmente interessantes tanto pelo seu conteúdo como pela fundamentação revelada pelos leitores:

“O instinto é desencadeado através de um estímulo e, uma vez desencadeado, desenvolve-se automaticamente sem influência externa. Já o comportamento de apetência é influenciado pela aprendizagem e, no ser humano pelo pensamento.” (By Carlos Coutinho)

Instinto, Primeira Impressão, Primeiro Contacto, First Impression, Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Brand, Leonor Reis

“Creio que todos acionamos o nosso instinto na interação com outras pessoas. A gestão emocional nos ensina como fazer melhor uso deste instinto e como tirar partido dos sinais emitidos pelo nosso instinto. Com relação ao julgamento sobre as pessoas ao fim do primeiro contacto, Goleman diz que são fiáveis e que devemos-lhe dar a devida importância. Quando sentimos que não devemos confiar em alguém, devemos olhar para os seus olhos. Os mentirosos geralmente não olham diretamente nos olhos das pessoas, afastam os olhos. O nosso corpo emite sinais que podem nos ajudar a salvar a vida.” (By Sannya Rodrigues)

Com o comentário anterior, sublinha-se mais uma vez a importância do primeiro contacto.

Retomando…

As reações instintivas que tiveste ao longo da tua vida provavelmente não afetaram grandemente a componente profissional ou o teu negócio… No entanto, essas reações poderão fazer diferença na tua vida profissional, na medida em que existe um enorme gap entre conquistar e perder um cliente. Os 3 a 5 segundos iniciais são críticos para o crescimento do “eu profissional”!

Porquê?

Porque se conseguires “deslumbrar” os prospetores, demonstrando os teus conhecimentos e competências enquanto te encontras junto à mesa de reuniões, a reação instintiva à tua marca pessoal poderá determinar se efetivamente vais ou não conseguir marcar a tal reunião que almejavas.

Uma marca pessoal forte é um abridor de portas, levando a que os instintos profissionais do teu target vão na direção que ambicionas. Para que isso aconteça, a tua marca pessoal tem de afetar positivamente os teus prospetores, de duas formas: tem de transmitir/comunicar a ideia que és a pessoa que vai fornecer algo que o prospetor precisa, efetuando-o da melhor forma possível, e sugerir que és uma pessoa com a qual os prospetores de alguma forma se identificam ou sentam uma ligação.Instinto, Primeira Impressão, Primeiro Contacto, First Impression, Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Brand, Leonor Reis

É bom que tenhas presente que os prospetores te vão julgar tendo por base alguns fatores: a aparência do teu escritório; a qualidade do teu cartão-de-visita; os prémios que acumulaste; quem conheces ou com quem trabalhaste no passado; o quão pontual és; como te vestes, entre outros.

Baseados neste gênero de informação, os prospetores irão desenvolver uma “sessão interna” de questionário/resposta sobre ti: Ele é profissional? Ele tem sucesso? Posso confiar nele para fazer um bom trabalho? Ele vai entender o meu negócio? O trabalho dele é de elevada qualidade?

Os prospetores frequentemente formulam e respondem a estas questões antes de te fazerem as perguntas diretamente. E, como deves calcular, se as respostas não forem a teu favor, diz adeus ao “negócio”!

Não é justo ganhar ou perder à conta de fatores superficiais! No entanto… ACORDA!… É esta a realidade pura e dura! Agora tens duas alternativas… Ou te lamentas em relação a isto, ou então constróis uma marca pessoal forte, tomas o controlo dos 3 a 5 segundos iniciais, e preparas-te, respondendo às questões apontadas, mesmo antes delas te serem formuladas!

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: