Blog

De CLONE a CLOWN: A arte de ter (e vender) Ideias Criativas

Há dias ofereceram-me um livro (Muito obrigada!). Provavelmente por considerarem que me identificaria com o mesmo. Acertaram! Li-o… Trata-se de uma obra inspiradora, visionária e leve. É um must have para os naturalmente curiosos e ambiciosos!… Uma leitura obrigatória para todos, e em particular para os empreendedores.

Hoje apresento a recensão crítica que elaborei. Espero que seja do vosso agrado!  🙂

RECENSÃO CRÍTICA…

O verdadeiro empreendedor recusa-se a ser um Clone porque é o seu Clown que lhe permite Sonhar e ser a eterna criança… a criança que tem permissão para brincar!

Afinal o que é ser empreendedor?

Ser empreendedor significa “criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transformá-las num negócio lucrativo”.

E assim, procurei uma definição mais “específica”:

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história… Quantos projetos deixou para trás? Quantas vezes os medos bloquearam os seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.”

É exatamente por acreditar que o livro “de clone a clown” resume na íntegra o que deve ser um empreendedor saudável e de sucesso que o recomendo! O livro incentiva o teu modo clown abrindo a curiosidade às dicas que surgem.De Clone a Clown, Livro, Ideias Criativas, Criatividade, Empreendedorismo, Leonor Reis, Vítor Briga

Não veja limites em tudo!… O “sempre foi assim” é um inibidor do progresso! E o empreendedor é tudo menos inibidor… o empreendedor não é um clone!

Devemos mudar continuamente porque o mundo se encontra em constante mudança, abrindo a mente a novas experiências, dando o salto para o desconhecido, enfrentando o desconforto, desafiando-nos a nós próprios mais e mais, anulando a tentação de nos compararmos aos outros.

A criatividade permite-nos ver as coisas segundo uma nova ótica… por outro lado, a sociedade parece que nos quer moldar a um clone… só que é o clown que nos permite ser criativos e ter ideias novas, revolucionárias e diferenciadoras! E não é preciso ter medo… porque foi com os erros que apareceram as invenções mais fantásticas! Porque os erros bem aproveitados já deram origem a sucessos reconhecidos! O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo! E o acaso é uma fonte inesgotável de ideias!

Os empresários são seres especiais… são criativos e inovadores… e têm a perfeita noção que num mundo de mudança, quanto menos arriscarem, mais riscos estão a correr, porque não estão a mudar com o mundo!

Precisamos de mais empreendedores/improvisadores nas nossas organizações… que estão atentos, aqui e agora, tomando as decisões… algumas com base na sua intuição… porque a intuição é a experiência transformada em ação. E ter persistência na ação é uma caraterística chave do criativo e do empreendedor.

O empreendedor, o verdadeiro clown, usa a sua capacidade de simplificar, caraterística dos seres verdadeiramente criativos, e não se assusta por ter poucos recursos porque considera que isso pode ser um entusiasmante desafio à criatividade.

Ele, o empreendedor, sabe que uma empresa de pessoas iguais umas às outras é uma empresa igual às outras! Sendo que, ser orientado para a excelência significa querer fazer o melhor possível aquilo que se está a fazer… E trabalhar realmente muito é o que as pessoas de sucesso fazem!

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: