Blog

NÃO TENHAMOS DÚVIDAS… AS PERCEÇÕES SÃO MAIS FORTES QUE A REALIDADE!

Já deves ter ouvido a máxima: “A perceção é a realidade”. E, sim…. podemos dar as voltas que entendermos!… O facto é que a perceção é mais forte que a realidade! Sendo que aquilo em que acreditamos frequentemente influencia as nossas ações.

O branding pessoal tem a ver com a capacidade de influenciar as perceções e a habilidade em escolher as caraterísticas que atraem o teu público-alvo. Consequentemente, tem a ver com a comunicação das mesmas caraterísticas, de uma forma persuasiva, deixando claro como as mesmas são positivas e trazem benefícios às pessoas.

Assim, aquando o desenvolvimento e gestão da tua marca pessoal, deves ter em atenção a forma como és percecionado ou percebido. Antes de selecionares os atributos que destacarão ou diferenciarão a tua marca, pergunta-te: “Como quero ser percebido pela minha audiência?” Deves considerar os valores que o teu mercado alvo Perceções, Perceptions, Perceção, Imagem Pessoal, Personal Image, Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Leonor Reisdetém e valoriza, a forma como as pessoas TOP no teu campo são percebidas, e responder às seguintes questões:

  • Como sou percecionado pelo meu mercado-alvo neste momento?
  • Essa perceção corresponde às minhas expetativas?
  • É benéfico ou contribui para o meu crescimento?
  • Quais são as perceções que pretendo que os meus prospetores vejam em mim, sendo que pretendo transmitir as minhas forças profissionais e as minhas paixões pessoais?
  • Como procedo para que os meus prospetores me percebam como diferente dos meus competidores?

Deves estar a questionar-te: “Como posso saber as perceções que as pessoas que me rodeiam detêm a meu respeito?!” É simples!… O que podes fazer é perguntar aos teus clientes, fornecedores, colegas, etc.. Prepara-te… pois isto pode levar-te a algumas conversas desconfortáveis! Se fores persistente conseguirás traçar um panorama muito próximo das perceções dos “outros” em relação a ti! FORÇA! 🙂

Perceções, Perceptions, Perceção, Imagem Pessoal, Personal Image, Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Leonor Reis

Torna-se importante efetuares esta pesquisa ou investigação na medida em que o conhecimento destas duas perspetivas, suposta imagem e imagem real, pode ser o impulsionar de tomadas de decisão e medidas relativamente à efetiva gestão da tua marca pessoal!
Poderás pensar que em alguns casos particulares é uma enorme injustiça uma dada realidade, ou uma realidade com verdadeira importância para a atualidade ser menos valorizada face a uma comunicação pouco ética com letras apresentadas a BOLD…

No entanto, perante o desconhecimento dos reais factos por parte da maioria da população, a verdade é que… e NÃO TENHAMOS DÚVIDAS… AS PERCEÇÕES SÃO MAIS FORTES QUE A REALIDADE! Daí a necessidade de uma “Gestão Refletida”!

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: