Blog

Marca Pessoal… Persuasão e a Venda de Ideias.

Tenho vindo a ler sobre “matérias” interligados com o conceito “Marca Pessoal”, ou melhor, conceitos que se encontram diretamente relacionados com a detenção de uma marca pessoal forte. Sem margem para dúvidas que o “branding pessoal”, ou a gestão da marca pessoal eficiente gera influência… sendo que a influência se encontra fortemente relacionada com a persuasão. É por isso que hoje tomei a decisão de abordar este conceito… a persuasão.

Pode-se dizer que a persuasão é a base da influência e que a sua importância deriva da necessidade que todas as pessoas sentem em serem compreendidas e entendidas.

Independentemente da profissão que se exerça a persuasão é necessária para todos e quaisquer seres humanos. E porquê? Porque, mais uma vez e como mencionado atrás, todos os seres humanos querem e necessitam ser entendidos e compreendidos.

A persuasão não pode ser compreendida como boa ou má! Porque… é como em tudo na vida… Tudo se quer na dose certa!… Tudo requer a sua dose de moderação e ponderação! E tudo depende do uso que se faz da persuasão… Atenção! Este uso pode ser nobre, ou menos nobre! A decisão é sempre nossa.

As relações humanas requerem sensibilidade, precisamente por se tratar de interações entre seres com pensamentos e sentimentos. Os seres humanos são seres complexos e saber viver e estar em sociedade é, de facto, uma “arte”, sendo que a geração de empatia é um elemento chave e fundamental. Claro está que a empatia também é uma forma de persuasão, e como todos sabemos, existem pessoas naturalmente “atraentes”.

É importante dar atenção e preocupar-se com as pessoas das nossas relações… Quero dizer, perceber ou entender como o outro é, como o outro sente e como o outro está… No fundo, significa sintonizar-se com o “outro”… É através da compreensão dos outros que se adquire a habilidade em fazermo-nos compreender, em expressar as nossas ideias correta e adequadamente. O efeito será a “condução” orgânica do indivíduo a uma aproximação ou à aceitação das ideias que se expõem.

Assim se verifica que a persuasão é necessária em todas as profissões (líderes, professores de todos os níveis, políticos, vendedores, supervisores, etc.), porque todos precisamos de ser entendidos e compreendidos… Porque todos vendemos ideias! E ao nível empresarial é importante tanto na obtenção de novos clientes, como no relacionamento com os clientes já existentes.

Vender uma ideia ou um conceito não é nem um pouco diferente de vender um produto ou um serviço, razão pela qual redundantemente se pode dizer que “todos nós somos vendedores”… Todos nós temos pontos de vista a “defender”!

Deixo-vos um vídeo interessantemente explicativo e ilustrativo sobre a ciência da persuasão.

Até breve! 🙂

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: