Blog

A Importância de uma BOA IMAGEM ou de uma MARCA FORTE…

Não pretendo que avaliem de forma extrema o que vou afirmar seguidamente, contudo, a verdade “dos dias de hoje” é que no mundo em que vivemos, a imagem é realmente tudo. E por que digo isto? Simplesmente porque todos os dias, e regularmente, as pessoas são julgadas ou percecionadas tendo por base, apenas e puramente, a aparência. Muitas vezes, e sem intenção, vários fatores da imagem tais como o pretensiosismo, o discurso, a educação e as ações, são tidos em conta no referido julgamento ou perceção dos indivíduos. E quando se trata de um negócio, todos esses fatores se aplicam de igual modo… Ou seja, deve-se  ter em conta a reputação da pessoa ou da empresa, sendo que o feedback dos clientes e até mesmo as referências deixadas através do desejado palavra-passa-palavra positivo são considerados cruciais. Como é óbvio, e será escusado de vincar, a imagem pode apoiar ou destruir as bases de qualquer estrutura legítima!

Leonor Reis, Lady Gaga, Taylor Swift, Imagem, Image, Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Persoanl Branding

As empresas de maior sucesso iniciam todas as suas “etapas do marketing” com a pretensão de divulgar uma base ou imagem sólida. Por exemplo: a Coca-Cola, vestida com um vibrante vermelho e branco, e apresentando-se na sua forma patenteada de garrafa de refrigerante, orgulha-se de ser a bebida “de toda a família americana”. E assim, alinhando o seu nome e a marca da empresa com outros favoritos semelhantes de “todos os americanos”, tais como os American Idol, o McDonalds, entre outros, a empresa ou a marca promovem o seu cruzamento com marcas reconhecidas e do gosto da grande maioria da população, refletindo valores semelhantes da marca em questão e demonstrando um esforço na definição da sua imagem global.

A imagem de uma empresa ou de determinada pessoa deve ser o sinónimo de uma mensagem subliminar para o público. Essa mensagem deve explicar e refletir o que essa empresa ou indivíduo representa, ou o que defende. Portanto, é essencial que a marca a promover seja detentora de uma mensagem-imagem clara e identificável. A profissional sensação atual da música internacional, Lady Gaga, é reconhecida no mundo como um espírito livre, uma mente aberta e, em geral, uma pessoa “diferente”, sendo menos esperado que apresente uma elevada probabilidade de se comportar em conformidade com as normas da sociedade. Por outro lado, considerando outra “vencedora”, ou cantora reconhecida mundialmente, contudo mais conservadora, a Taylor Swift, a mesma é conhecida por apelar à inocência, à ternura e ao talento no toque da guitarra. Estes são dois exemplos do modo como

Leonor Reis, Lady Gaga, Taylor Swift, Imagem, Image, Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Persoanl Branding duas personalidades dentro da mesma indústria interpretam o sucesso tendo por base uma imagem muito concreta e diferenciada. Tanto assim que, se as duas figuras públicas alterassem ou trocassem espontaneamente os seus estilos, isso seria visto como literalmente inacreditável e potencialmente causar-lhes-ia um enorme distúrbio na sua base de fãs, ouvintes e seguidores.

Concluo este artigo, destacando a importância de possuir uma boa imagem ou marca pessoal, sendo que combiná-las de acordo com a identidade, estilo, personalidade ou caraterísticas da pessoa (ou empresa), é essencial para o sucesso e prestígio dessa marca. Pode-se afirmar que se torna fundamental na sustentação de uma credibilidade reconhecida e ambicionada na concretização e no lucro dos negócios.

Até Breve! 🙂

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: