Blog

MARCA PESSOAL … Sentes-te confortável dentro da tua pele?

Gostamos de nos rodear de pessoas que se sentem confortáveis na própria pele… Porque essas pessoas são percecionadas como positivas, inspirando-nos e, “subliminarmente”, motivam-nos.

É por isso que é tão importante conheceres-te o melhor possível! Parece fácil… contudo, é tudo menos fácil! 🙂 Se souberes o que te torna diferente consegues projetar a tua unicidade com confiança… E confiança gera confiança!… Em ti e nos outros.

As tuas forças ou pontos fortes são o ativo ou trunfo que te ajudam a promover as tuas habilidades ou capacidades… as tuas competências. Ainda assim, as tuas fraquezas são importantes! E porquê? Porque as tuas fraquezas dão-te um panorama geral sobre os aspetos que deves ter em atenção no teu auto desenvolvimento, impulsionando-te para o crescimento pessoal!

As caraterísticas que te tornam único dão-te uma proposição de valor que te permitem superar a competição. A maioria de nós luta pela verdadeira aceitação de quem realmente se é como indivíduo, evitando o branding pessoal, porque simplesmente se sente desconfortável a falar sobre si próprio.

Então, por que será que é mais fácil falar dos outros do que de nós? O facto é que passamos muito mais tempo focados nas marcas que “consumimos” do que na nossa própria marca. Ao fazer isto, frequentemente vivemos a nossa vida e construímos a nossa carreira num padrão passivo, deixando para trás a importante proatividade ou a forma de tomada de decisão ativa. E assim, claro, vai demorar mais tempo a chegar onde realmente pretendemos chegar na vida, mesmo assumindo que sabemos exatamente para onde nos dirigimos… Trata-se de um retardador. Todavia existem muitos outros retardadores fortes, como por exemplo os medos!…

 

Os MEDOS… Qual é o TEU MAIOR MEDO? Sabes qual é?…

O medo de que te vou “falar” pode ter influência na tua marca pessoal… Dependendo dos teus objetivos pessoais e profissionais, poderá ser um ponto a tomar um lugar de destaque na tua lista de prioridades.

Para a maioria de nós a ideia de falar em público está no Top 10 dos medos. Existem estudos que confirmam que falar em público consegue ser o número 1 dos nossos grandes medos na vida… Ao ponto de a pessoa comum preferir saltar de um avião, passar um mês na prisão, ou até fazer uma cirurgia dentária ao invés de fazer uma apresentação formal em público. Se também é o teu caso… suspira… Porque não és o único! 😉Leonor Reis, Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Comunicar, Comunicação, Falar em Público, Communication, Communicate, Public Speaking

A comunicação é fundamental para o entendimento e harmonia interpessoal. Infelizmente, quer queiramos ou não, nem temos a noção de que fazemos apresentações de nós próprios todos os dias… A toda a hora! A associação dos jornais dos EUA relata que a pessoa comum vê mais de três mil mensagens de publicidade ou anúncios todos os dias. Todos estão a tentar criar uma marca! Se tiveres esta lógica em mente então, como marca pessoal que és, também tu fazes constantemente e continuamente milhares de anúncios publicitários, simplesmente, quando crias impressões ou perceções nas outras pessoas, ao responderes às mensagens que te enviam.

É importante que te conheças bem… É importante que saibas quem realmente és, o que representas e o que defendes, o que te torna diferente. A maioria das pessoas não sabe responder a estas questões. Tens noção ou consciência das mensagens que propagas todos os dias? Consegues compreender o que essas mensagens dizem sobre a tua marca? Ter um conhecimento concreto sobre estes pontos torna-te mais forte e “alerta” para o teu potencial… E isso ajuda-te a abordar publicamente uma audiência. A comunicação com uma plateia é um passo positivo quando o tema é MARCA PESSOAL. Por isso, vamos lá! Tu não estás sozinho nisto! 🙂

Podes seguir um conselho “inocente”, se assim o entenderes: Não passes demasiado tempo focado nas outras marcas! Foca-te na tua própria marca e em tudo de bom que ela possui…  No seu potencial para desenvolver coisas surpreendentes e fantásticas! Simplesmente… esquece por momentos que os medos existem… e segue em frente, ARRISCA! 🙂

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: