Blog

Olá! Tu és uma marca! E, como tal, marcas! ;)

Olá! Tu és uma marca! E, como tal, marcas! 😉

Olhar para ti como uma marca traz enormes vantagens! A verdade é que ser-se bom por si só não te garante sucesso algum! Todos conhecemos pessoas com talento que se encontram desempregadas, que se dedicam a atividades que não as atraem, ou outro tipo de situações que não desejam.

Com o branding, ou uma gestão da marca pessoal mais cuidada, aprendes a olhar para ti como um “produto” num ambiente competitivo. O branding é o processo de diferenciação do produto – TU – dos competidores, tomando passos de ação para chegares onde pretendes ou desejas.

O branding também requer que definas um “mercado”. Um “mercado” é qualquer grupo de pessoas que necessitas de envolver “no teu ambiente”, permitindo-te alcançar o propósito pré-definido. Por exemplo, os teus clientes podem ser um mercado-alvo, tal como podem ser os prospetores que “segues”. Se trabalhas numa empresa, também deverias considerar os teus colegas e subordinados diretos como um mercado-alvo. Special Attention! Não negligencies o teu patrão! 😉 Em qualquer empresa, o teu patrão será provavelmente o teu mais importante “mercado-alvo”.

Recrutadores, líderes de indústrias, e mesmo os competidores, são também mercados onde podes “aplicar” a tua “auto-marca”.

O branding indica-te como atrair mercados. Não penses em termos do que pretendes dizer ou fazer… Vamos saltar essa parte! Pensa em termos das reações que esperas obter do teu mercado-alvo, ou público… e no que será necessário efetuares para obteres essa reação!

Já agora, interioriza e relativiza esta realidade… Nem todas as pessoas gostam de ti! Ponto. O que é perfeitamente normal. 🙂  E é normal porque todos temos gostos diferentes! Verdade?

Então, verdadeiramente, não existe problema algum! Existe sim, uma forma e uma oportunidade de avaliares e identificares quem te apoia e quem gosta de te “ouvir”… As pessoas para as quais os sons que a tua voz produz são “uma melodia”! 😉 É para essas pessoas que deves comunicar e dirigir os teus esforços! São essas pessoas que valorizarão as tuas ideias e os teus pontos de vista. Portanto… YUPI !… Tens aí o teu mercado-alvo… O teu target! Diamantes que deves guardar e preservar com uma chave de lealdade! 🙂

Há também quem defenda que se podem criar necessidades “nunca reconhecidas”…

E se o ruído, ou o nível sonoro dos resultados for relevante? As necessidades acontecem?!

Branding Pessoal, Personal Branding, Marca Pessoal, Personal Brand, Leonor Reis

 

No Comments

  1. Irene Araújo

    Muito bom!

    1. Leonor Reis

      Muito obrigada! 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: