Blog

O QUE DIZEM as pessoas quando TE ENCONTRAS AUSENTE?

Alguma vez pensaste, seriamente, sobre o que as pessoas falam sobre ti quando não te encontras na sala? Muitos consideram este pensamento como sendo particularmente incomodativo, especialmente se acreditarem que existem outras pessoas a falar sobre si. O facto é que as pessoas falam e, quer gostes ou não, isto é algo que não te será possível controlar. Contudo, o branding pessoal dar-te-á um plano de ação para influenciares a discussão que existe em redor de ti, para que o que é verbalizado seja também consistente com o que é conhecido ou é uma realidade.

Proponho-te um exercício que te ajudará a criares os elementos da impressão duradoura que é suposto gerares.

Por favor, escreve três palavras que melhor descrevem as impressões que pretendes deixar numa pessoa depois de um encontro contigo. Por outras palavras, o que pretendes que a outra pessoa fale sobre ti quando te encontras ausente?Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Primeira Impressão, first Impression, Imagem, Image, Leonor Reis

Isto é um exercício importante, principalmente porque necessitas de, conscientemente, saber que impressões deixas nas pessoas que vais encontrando e com as quais interages.

Também te irá ajudar a diferenciares-te de forma a conseguires capitalizar oportunidades pessoais e profissionais que surgem no teu percurso.

O ideal seria saberes responder à questão que te coloquei (três palavras) em poucos segundos. Pensa acerca disto e reflete por alguns momentos. Quanto mais tempo demorares a descodificar as características que te devem descrever, mais sugere a existência de uma lacuna quanto ao conhecimento que tens de ti próprio. E, se não te conheces, não podes esperar que os outros: te conheçam; te referenciem; te selecionem; te contratem; te promovam e, mais importante,… TE AGARREM!

As pessoas que não “te agarram” não “te permitirão” criar outra oportunidade para seres “agarrado”. Isto é apenas outra forma de te dizer que as impressões que deixas são as que perduram! Quando estás focado naquilo pelo qual pretendes ser conhecido, consegues proactivamente gerir as impressões que deixas nos outros.

Agora, vamos voltar atrás, e lembrar novamente a questão “o que dizem os outros quando não estás na sala?”

Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Primeira Impressão, first Impression, Imagem, Image, Leonor Reis

A razão pela qual esta é uma questão desconfortável para a grande maioria das pessoas é que nem sempre se reserva tempo para entender a “sala” onde a marca pessoal será exibida.

Pensa em todas as interações diárias que poderão ser óbvias…

Estas serão, todas, oportunidades confirmadas para a tua marca ser exibida. E o que acontece com os momentos de interação não programados? Estes são momentos em que outras pessoas terão a oportunidade de interagir com a tua marca. O que pretendo transmitir é que para que consigas gerir efetivamente a tua marca, idealmente deverás ter, sempre que possível, a ideia de onde a tua marca vai ser referenciada, falada, ou até… pensada!… Esta será uma forma que te permite, deliberadamente, “deixar a tua marca” tendo como suporte a tua verdadeira identidade e as “características e habilidades” que pretendes destacar.

Sei que podes estar a pensar que isto parece um pouco “clandestino”…  e que, por isso, poderá parecer desconfortável e até artificial.

O branding pessoal não é um processo que deves “produzir” atrás dos bastidores. Para muitos trata-se de algo desconfortável porque, na verdade, é desconfortável! É desconfortável, deliberadamente, focarmo-nos em nós mesmos e planearmos a forma como vamos promover o nosso eu e as nossas conquistas. Correto? 🙂

Ainda assim, o branding pessoal, é essencial para se atingir o sucesso. A ideia chave que se deve retirar deste conceito é a permanente existência de consciencialização e de antecipação.

Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Primeira Impressão, first Impression, Imagem, Image, Leonor Reis

Se não te encontras consciente das oportunidades que surgem para promoveres a tua marca, podes não te encontrar preparado para entregares uma boa impressão. Se não consegues antecipar uma oportunidade que consiga demonstrar, favoravelmente, a tua marca através das tuas capacidades, poderás não te encontrar preparado quando as mesmas ocorrerem. Então, quando iniciares o pensamento sobre como pretendes ser conhecido, começas por te tornar mais consciente sobre a tua pretensão quanto à maneira como as pessoas falam sobre ti quando te encontras ausente. Isto será uma forma efetiva de guiares ou gerires a tua marca pessoal e as impressões que vais deixando nas pessoas que encontras.

SMILE! 🙂 … NUNCA SABES QUANDO ESTÁS A SER “FILMADO”! 😉

Até breve! 🙂

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: