Blog

Sabes o que dizem as pessoas quando te referenciam a outras pessoas?

Alguma vez pediste a um conhecido uma recomendação ou referência? Admite… é sempre lisonjeiro ter a oportunidade de referenciar alguém em quem se confia, que se admira e queres apoiar. Ainda assim, com que frequência regressas a essas pessoas e as questionas sobre o porquê de terem escrito e elaborado a recomendação que partilharam sobre ti? Solicitar a conhecidos que te referenciem ou que te recomendem é uma das formas de descobrires o que as pessoas pensam sobre ti, permitindo-te confirmar como, na verdade, és conhecido ou pelo que és conhecido ou reconhecido. Já tinhas pensado nisto? 😉 Este é um ambiente seguro e livre de ameaças para o recetor da recomendação e lisonjeiro para o dador da referência.

Podes apelar a uma recomendação e preocupares-te, cada vez mais, com a solicitação da referenciação sobre “aspetos” que gostarias de destacar, sendo que, provavelmente, aprenderás muito através das avaliações favoráveis e até te surpreenderás com o “discurso” que traçarão a teu respeito. Então, para estabeleceres um maior reconhecimento da tua marca pessoal, tenta um toque ou uma reviravolta na obtenção de recomendações ou referências.Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Recomendação, Recommendation, Perceção, Perception, Leonor Reis

Esta será uma maneira efetiva de testares se existe consistência entre a forma pela qual julgas ser conhecido e o que as outras pessoas têm a dizer sobre ti.

Recorda (já abordei em posts anteriores), nem sempre somos o que julgamos ser… Em primeira instância, somos o que os outros julgam que somos. Ou seja, as perceções são mais fortes do que a realidade!

Nem sempre é fácil gerir a marca pessoal… principalmente porque o ser humano é dotado de sentimentos e humores. É sobretudo a sua vontade, a sua atitude que determina o percurso. Se a tua vontade é que ocorram alterações boas e significativas, deves ter a noção de que é necessário que ocorram enormes desequilíbrios!… Não te assustes!… Seguidamente ajustas as “velas”! 🙂

Tens sido “amigo” da tua marca?

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: