Blog

O Pormenor Aniquila a Iniciativa?

O pormenor aniquila, muitas vezes, a iniciativa. No entanto, existiram apenas alguns homens de sucesso que não dominavam o pormenor. Não o ignore, idolatre-o.

_William B. Given, escritor de Literatura Empresarial

 

Perguntava-me o que escrever no meu post seguinte… este. Procurei citações e encontrei a que apresento acima. Pensei em mim, e na forma como lidava com os pormenores, sendo que tive de concordar que, por vezes, os pormenores podem ser comparados ao “mas”, dando um efeito retardador ao que é essencial e prioritário.

Se quisermos saber tudo, todos os pormenores, antes de dar início a um projeto, caímos na ratoeira do “se esperas o momento perfeito, ele nunca chegará”. E será que isso não acontece mais vezes do que seria desejável? Será, mesmo, o mais importante, tomar a decisão de dar início, e “clicar no botão”, ajustando a consequência da ação ao som da sabedoria procurada, sedimentada e reformulada? Experimentar, não? Experimentar, tendo por base as noções básicas e as boas práticas. Experimentar, sabendo o porquê da ação e prevendo o resultado baseado em pressupostos? Pormenor, Detail, Iniciatica, Initiative, Agir, Ação, Action, Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Barack Obama, Leonor ReisPlanear estrategicamente e com ambição. E o plano de contingência? Talvez seja bom investir tempo no pensamento analítico e crítico, sabendo de antemão o pensamento dos “Grandes Nomes”, daqueles que prosperaram em “negócios similares”.

Talvez se dedique pouco tempo ao planeamento e à estratégia, perdendo-se o trabalho inteligente, quero dizer, a execução em espaços de tempo curtos com elevada eficiência. Agora vejo que, afinal, talvez os pormenores sejam importantes. Se pensar antes de implementar não terei de remendar tantas “situações”! Mas às vezes não dá tempo para pensar! E agora? Não vamos menosprezar a intuição! Não, não vamos! Porque a intuição é muita sabedoria acumulada que, em determinado momento, te permite tirar conclusões espontâneas que temos de levar a sério e em conta! Por vezes é necessário agir AGORA! É AGORA! Decide! Às vezes temos de ser corajosos.

Contudo, não é sempre que temos de decidir agora. E se nos virmos forçados a decidir neste momento… já… agora?… Duvidemos das boas intenções e perguntemo-nos se a nossa resposta resultará num contributo positivo para nós. Para nós. Primeiro estamos nós. Se nós não estivermos bem, não nos poderemos ajudar nem conseguiremos ajudar alguém.

Pensar demais também não é bom, e pensar em pormenores dá trabalho, podendo aniquilar a iniciativa. Não faz mal… Também só os corajosos é que devem iniciar!

“Vejo os Homens” nos pormenores. Vejo o que és através dos pormenores. Julgo entender avaliando alguns pormenores. É ali, onde poucos tomam atenção que pode estar a chave…

Li que algures, numa fábrica de prestígio, existia uma linha de produção que avariou. Centenas de pessoas pararam e as encomendas não poderiam ser entregues, obrigando o incumprimento dos contratos. O resultado, um prejuízoPormenor, Detail, Iniciatica, Initiative, Agir, Ação, Action, Marca Pessoal, Personal Brand, Branding Pessoal, Personal Branding, Barack Obama, Leonor Reis imprevisto de valores incalculados. E agora? Calmaaaaaaaa! É simples… Liga-se ao expert, o Andrew. O Andrew desloca-se à fábrica; em 5 minutos analisa a situação; dirige-se a uma plataforma e aperta um parafuso minúsculo em determinado ponto do “circuito”. Tarefa concluída com sucesso. A linha de produção encontra-se OK para funcionar a 100% permitindo o cumprimento de todos os acordos. Um pormenor. Certo?

Já agora, quanto pagarias ao Andrew? (Cuidado, a resposta pode dizer muito sobre ti)

Provavelmente, em algumas circunstâncias, se deva idolatrar o pormenor. E noutras, devemos simplesmente tomar a decisão de começar.

Gosto de te ver por aqui! Obrigada! 🙂

 

2 Comments

  1. Pedro Fonseca

    São os pormenores q diferenciam os grandes atletas…

    1. Acredito que sim!
      Obrigada, Pedro.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: