Blog

É tentador criar um mundo em que somos perfeitos. Quando te sentires tentado a rodear-te de pessoas que só falam coisas bonitas desliga o cérebro e faz um refresh

BRANDING PESSOAL: Está tudo errado, e vais ter de ser muito brilhante para me fazeres mudar de ideias!

Este artigo, “Está tudo errado, e vais ter de ser muito brilhante para me fazeres mudar de ideias!”, tem tudo a ver com Marca Pessoal e com Branding Pessoal. É subliminar quanto aos dois conceitos anteriores, contudo foi a relação existente a razão da escolha do livro que me inspirou e que abaixo referencio. Foi escrito para a OBVIOUS – UM OLHAR MAIS DEMORADO e pode ser lido na continuação deste texto. Vamos lá!…  🙂

É tentador criar um mundo em que somos perfeitos. Sim? Da próxima vez que te sentires tentado a rodear-te de pessoas que só falam coisas bonitas, pomposas e acertadas, desliga o cérebro e faz um refresh. Porque algo está errado. Ninguém é “imaculado” ao ponto de agradar a todas as pessoas. E tu também não devias desejar ser o Mr. ou Mrs. always perfect. Ao invés de procurares o “100% de satisfação garantida e controladamente certificada”, procura a crítica construtiva genuína.

Existe alguma situação menos boa, ou embaraçosa, do passado que te marcou ou que acabou por te definir como pessoa? Consegues sentir as emoções que acompanharam esses momentos tentando colocar-te numa perspetiva de atitude mental progressiva? Quero dizer… consegues fazer um esforço, abstrair-te de tudo, e entender que esse mesmo acontecimento que guardaste em ti não define a tua inteligência ou a tua personalidade, em nada? Apenas tens de pensar: “Como posso usar esse acontecimento como pretexto válido para crescer?”. Transporta contigo esta perspetiva. Treina-a!… Observa e “vê” o outro lado, a outra perspetiva… o lado bom da situação. Arrisca. Arrisca. Arrisca e pensa sempre na aprendizagem, no desafio, no momento – que, acredita, é ideal – para mais uma vez ultrapassares o novo e mais recente obstáculo. Olha para o horizonte e sente o esforço como algo de positivo, uma força construtiva, e nunca como algo que te arrasta ou puxa para trás. Não é disparate. 🙂

Leonor Reis, Sara Sampaio, Livro, Marca Pessoal, Branding Pessoal, Marketing Pessoal, Mindset

Ajuda se fizeres planos porque simplifica o processo de concretizares algo que gostarias muito, mas que há muito, ou sempre, julgaste que seria impossível de executar. Esquece tudo. Visualiza. Mantém-te confiante. Acredita. Pensa nas pessoas de que gostas. Simplesmente porque tu consegues… se olhares lá bem para longe… e não deres importância aos ruídos que possam surgir vindos das “laterais”.

Pensa no teu super-herói. Julgas que esta personagem gira é alguém com competências extraordinárias que alcançou e conquistou os seus feitos com pouco esforço? Achas? E se afinal descobrisses que foi necessário um imenso esforço para realizar os seus sonhos. Admirá-lo-ias ainda mais?

E as vezes em que outras pessoas te ultrapassaram e tu te limitaste a assumir que eram mais inteligentes ou mais talentosas. Por outro lado… Existirá a possibilidade de simplesmente terem recorrido a estratégias melhores, de terem aprendido mais e de se terem esforçado mais arduamente para percorrerem uma estrada repleta de irregularidades, de altos e baixos. Já pensaste que se quiseres também podes fazer o mesmo?

Existem situações em que foste estúpido, quero dizer, em que te separaste do teu cérebro ou inteligência, por momentos? Da próxima vez em que te encontrares numa situação idêntica assume uma atitude mental progressiva, e pensa em aprender e em melhorar, e não em avaliar. Todos os dias são bons para começar de novo.

Leonor Reis, Sara Sampaio, Livro, Marca Pessoal, Branding Pessoal, Marketing Pessoal, Mindset

Dedica-te a um desporto… O “caráter” é um conceito importante no mundo do desporto e advém de uma atitude mental progressiva. Atletas com atitude mental progressiva são bem-sucedidos na aprendizagem e no aperfeiçoamento, e não apenas nas vitórias. Também o são nas derrotas. Sempre. Quanto mais conseguires isto, mais o desporto poderá compensar-te… A ti e aos que encontras no caminho e que disputam lugares contigo.

Encontras-te num local de trabalho de atitude mental fixa ou progressiva? Sentes que as pessoas se limitam a criticar-te ou ajudam a desenvolveres-te? Talvez pudesses tornar o local mais caracterizado por uma atitude mental progressiva, começando por ti próprio.

Se geres uma equipa designa pessoas para desempenhar o papel de advogado do diabo. Tomando posições opostas para que possas discernir os defeitos da tua posição. Arranja pessoas para fazer debates onde argumentem lados diferentes das questões. Arranja uma caixa para sugestões anónimas para a qual os funcionários têm de contribuir como parte do processo de tomada de decisão. As pessoas podem ser, ao mesmo tempo, pensadoras independentes e demonstrarem espírito de equipa. Ajuda-as a desempenhar ambos os papéis.

És tímido? Pronto, precisas mesmo de uma atitude mental progressiva! Mesmo que não cures a timidez, a atitude vai impedir que a timidez prejudique as tuas interações sociais. Da próxima vez que te encontrares numa situação social pensa que: as competências sociais são “coisas” que se conseguem melhorar e as interações são, simplesmente, para aprender a desfrutar, não para julgar. Let’s go on.

Leonor Reis, Sara Sampaio, Livro, Marca Pessoal, Branding Pessoal, Marketing Pessoal, Mindset

A atitude mental fixa faz com que te preocupes apenas com a forma como te vão julgar; a atitude mental progressiva faz com que te preocupes em melhorar, independentemente de tudo.

Pensa em alguém que conheças que esteja imerso na atitude mental fixa. Pensa em como as pessoas estão sempre a tentar pôr-se à prova e em como são supersensíveis com a possibilidade de estarem enganadas ou de cometerem erros. Não desfrutando o momento. Nunca. Alguma vez te interrogaste porque é que são assim (és assim?)? Agora já sabes.

Desafio: Assume uma postura de atitude mental fixa. A tua capacidade está em jogo. Sentes os olhos de todos postos em ti? Vês a cara do professor a avaliar-te? Sentes a tensão? Sentes o teu ego a arrepiar-se e a vacilar? O que mais pensas e sentes?

Agora assume uma postura de atitude mental progressiva. És um novato – e é precisamente por isso que estás naquela aula. Estás ali para aprender. O professor é um instrumento de aprendizagem. Tu não tens de saber tudo. Se cometeres uma gafe os teus colegas vão rir-se, tu também, e vais gerar empatia. E agora sente a tensão a abandonar-te. Sente a tua mente a abrir-se… Sente que estás crescer. Crescer, sempre, toda a VIDA. Esse é o meu compromisso comigo. Já pensaste no teu?

O livro que me inspirou na escrita deste artigo foi “Mindset: A Atitude Mental para o Sucesso“ da autora Carol S. Dweck. Investiga e defende uma ideia verdadeiramente inovadora: o poder e influência do nosso mindset, a atitude mental com que abordamos a vida, influencia decisivamente o êxito pessoal e profissional.

Até breve! 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: